sexta-feira, 23 de abril de 2010

O futuro é triste para a criança quando a mãe fuma durante a gravidez

Você já deve conhecer alguns efeitos nocivos do fumo, como os problemas respiratórios. Não faltam campanhas para alertar. Mas, na mulher grávida, o fumo age, ao mesmo tempo, sobre a mãe e sobre a criança. Diminui o apetite e atrapalha o aproveitamento dos alimentos, levando a uma subnutrição, que afeta a criança. Surgem problemas de calcificação da placenta que impedem as trocas normais entre a mãe e o bebê. A criança nasce abaixo do tamanho normal: em média, 3,050 kg para os filhos de fumantes, contra 3,250 kg para os de não-fumantes. Isso sempre leva à diminuição da resistência da criança.
Além disso, o índice de esterilidade chega a 41% na mulher que fuma. Os abortos espontâneos atingem entre 10% e 35%, conforme a quantidade diária de fumo.

Mais ainda: o fumo "decompõe" a vitamina C. Quando a vitamina C não está presente para eliminar o ácido lático, há um aumento considerável da fadiga muscular. Mesmo a ingestão de quantidades elevadas de vitamina C (1 grama por dia) não chega a compensar as perdas decorrentes do uso do fumo.

O fumo é também um sério fator de hipoglicemia, provocando dores de cabeça e ansiedade. As fumantes têm taxa de colesterol mais elevada que as não-fumantes, condição incompatível com o esforço necessário para o parto.

Os graves distúrbios circulares e o enfraquecimento da memória (o famoso "me deu um branco" dos estudantes) quase sempre passam despercebidos.

Durante a gravidez, período bastante longo, a mulher que fuma cansa o coração de seu filho. O ritmo do coração aumenta de 5 para 40 batidas por minuto enquanto a mãe fuma o cigarro e só volta ao normal 20 minutos depois. O bebê não pode abrir nenhuma janela e nem sair da sala...

Conhecemos mal os problemas hereditários que o fumo pode causar. As conseqüências que o fumo traz muitas vezes demoram anos para aparecer. Muitas meninas começam a fumar aos 13 anos. Poderão apresentar problemas graves 15 anos mais tarde, quando se tornarem mães.

Postado por Antônia Vieira

O Estresse no Profissional de Saúde

O estresse seja ele de natureza física, psicológica ou social, tem sido temas discutidos, pois é composto de um conjunto de reações fisiológicas relacionadas ao desequilíbrio do organismo, o qual pode ser de dois tipos: crônico ou agudo.
O estresse no profissional de saúde “enfermagem” é o resultado de muitas tarefas e recursos pessoais para cumpri-las.

Postado por Antônia Vieira

Amebíase

Causa da doença
A causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (Entamoeba histolytica), que pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora. Neste caso, a doença pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele.

Sintomas

Seus principais sintomas são desconforto abdominal, que pode variar de leve a moderado, sangue nas fezes, forte diarréia acompanhada de sangue ou mucóide, além de febre e calafrios.

Nos casos mais graves, a forma trofozoítica do protozoário pode se espalhar pelo sistema circulatório e, com isso, afetar o fígado, pulmões ou cérebro. O diagnóstico breve nestes casos é muitíssimo importante, uma vez que, este quadro clínico, pode levar o paciente a morte.
Transmissão

A amebíase é transmitida ao homem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário.
Uma vez dentro do organismo de seu hospedeiro, neste caso, o homem, seu período de incubação pode variar de dias a anos, contudo, de forma geral, pode-se atribuir um período comum de duas a quatro semanas.
Diagnóstico Seu diagnóstico mais comum se dá pela presença de trozoítos ou cistos do parasita nas fezes, mas também pode ocorrer através de endoscopia ou proctoscopia, através da análise de abcessos ou cortes de tecido, etc. Quando não tratada, esta doença pode durar anos.
Prevenção Como na maioria das doenças, a melhor medida ainda é a prevenção, neste caso, a prevenção se dá através de medidas higiênicas mais rigorosas junto às pessoas que manipulam alimentos, saneamento básico, não consumir água de fonte duvidosa, higienizar bem verduras, frutas e legumes antes de consumi-los, lavar bem as mãos ntes de manipular qualquer tipo de alimento, e, principalmente após utilizar o banheiro.

Postado por Antonia Vieira

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FICHAMENTO



AQUI ESTÁ O MEU PRIMEIRO FICHAMENTO ORIENTADO PELO PROFESSOR DE PATOLOGIA DA FACULDADE LEÃO SAMPAIO, FLÁVIO FURTADO DE FARIAS..........

POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO


terça-feira, 20 de abril de 2010

PATOLOGIA - EXTENSÃO


PALESTRA REALIZADA NO SANTA TEREZA, CRATO -CE

DE INÍCIO TODOS SENTIMOS UM NERVOSISMO, O QUE É NATURAL, PRINCIPALMENTE NÓS ALUNOS ENFRENTARMOS PELA PRIMEIRA VEZ UMA EXPERIÊNCIA COMO ESSA.... FOI MUITO GRATIFICANTE ESSA SITUAÇÃO VIVIDA POR NÓS, FOI ÓTIMO VER QUE NÓS TAMBÉM TEMOS A CAPACIDADE DE REPASSAR CONHECIMENTOS......ACHO QUE ISSO PODERIA SER REPETIDO MAIS VEZES É UMA FORMA DE NÓS APRENDERMOS E DE ESTAR REPASSANDO NOSSOS CONHECIMENTOS.........


POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO

HERPES LABIAL


A herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas.

Herpes Oral ou Labial


A infecção por herpes simples 1 normalmente oral, mas pode ocorrer da pessoa ter o virus e apenas eclodir dias, meses ou ate anos depois. e produz gengivoestomatite (inflamação das gengivas). O vírus invade os terminais dos neurónios dos nervos sensitivos, infectando latentemente os seus corpos celulares no gânglio nervoso trigeminal (junto ao cérebro). Quando o sistema imunitário elimina o vírus das mucosas, não consegue detectar o vírus quiscente dos neurônios, que volta a ativar-se em períodos de debilidade, como stress, trauma, imunossupressão ou outras infecções, migrando pelo caminho inverso para a mucosa, e dando origem a novo episódio de herpes oral com exantemas e vesículas dolorosas.

Complicações raras são a queratoconjuntivite do olho que pode levar à cegueira e à encefalite. Esta cursa com multiplicação do vírus no cérebro, especialmente nos lobos temporais com convulsões, anormalidades neurológicas e psiquiátricas. É altamente letal, e 70% dos casos resultam em morte, apenas 20% dos sobreviventes não apresentam sequelas neurológicas. Raramente é causada pelo HSV2.


POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO

A MISSÃO MAIS COMENTADA NA AULA DE PATOLOGIA


Formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do país,embasados na responsabilidade social e na ética,visando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

É A PARTIR DESSA MISSÃO QUE NÓS FUTUROS ENFERMEIROS IREMOS OLHAR COM SERIEDADE PARA ATINGIR OS NOSSOS OBJETIVOS PROFISSIONAIS........

POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO

"EFEROCITOSE"

EM UM PROCESSO DE APOPTOSE, A CÉLULA DE MANEIRA ORGANIZADA CRIA VESÍCULAS COM PARTE DE SUAS ORGANELAS, QUE SÃO OS CORPOS APOPTÓTICOS...........DAÍ O PROCESSO PELO QUAL AS CÉLULAS VIZINHAS A ESSA, QUE ESTÁ SOFRENDO APOPTOSE, ENGLOBA OS CORPOS APOPTÓTICOS É DENOMINADO DE EFEROCITOSE........


POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO

DEGENERAÇÃO CELULAR


O QUE É????

Alterações regressivas das células manifestadas por modificações na estrutura citoplasmática e nuclear e por diminuição da função celular.

Agentes agressores podem vir a causar modificações moleculares nas células e tecidos no que pode resultar ou não em alterações morfológicas na célula. As lesões que poderão formar podem ser reversíveis ou irreversíveis.

As degenerações podem ser: GORDUROSAS, PROTÉICAS, MUCOSA, HIALINA.

POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO