ATRAVÉS DE UM ESTUDO FEITO NA AULA DE PATOLOGIA FOI QUE TIVE CONHECIMENTO DESSA DOENÇA, LOGO APÓS FIQUEI SABENDO NA AULA DE FARMACOLOGIA COMO TRATAVA A DOENÇA......
Hipertermia maligna é uma doença muscular hereditária, latente, potencialmente grave, de herança autossômica dominante, caracterizada por resposta hipermetabólica após exposição a anestésico inalatório, tais como, halotano, enflurano, isoflurano,ou exposição a um determinado relaxante muscular de nome succinilcolina.
A incidência da hipertermia maligna é de cerca 1:4500 a 1:60000 (por procedimento de anestesia geral). Esta condição ocorre em todo o mundo e afecta todos os grupos raciais. A maioria dos casos ocorre em crianças (um caso para cada 10.000 anestesias), já em adultos um caso para 40.000 anestesias.
Uma crise de hipertermia maligna está relacionada a uma liberação maciça de cálcio do músculo esquelético, causando uma contratura muscular exacerbada, o que provoca aumento de temperatura e todo um quadro de hipermetabolismo.
Deve-se suspeitar de hipertermia maligna quando a pessoa em anestesia está em ventilação mecânica adequada e mesmo assim ele apresenta aumento de gás carbônico e apresenta taquicardia.
O tratamento primordial e mais eficaz é a interrupção imediata do uso de anestésico e administração de dantrolene sódico intravenoso (que diminui o risco de morte de 70% para 10%).
Como terapia adjuvante recomenda-se o resfriamento rápido do paciente, inalação de oxigênio a 100% e o controle da acidose, além do controle das arritmias e da proteção renal.
FONTE: SITE DA WIKIPÉDIA
POSTADO POR EMERSON RODRIGUES MACEDO
sábado, 5 de junho de 2010
Anestesia Geral x (Hipertermia maligna)
Uma vez iniciada a operação, médico e anestesia trocam olhares e preocupação: a temperatua do paciente aumenta rapidamente, seus músculos enrijecem e o monitor cardíaco aponta instabilidade nos batimentos. Esses sinais demonstram que a pessoa é portadora de hipertermia maligna, doença fatal se não for tratado de imediato, ela é causada por alterações genéticas que alteram o processo de contração muscular e é desencadeada por alguns anestésicos, ou exercícios físicos intensos, agudos e extenuantes, há relatos também em pessoas que dirigem o carro por várias horas com o vidro fechado.
FONTE: REVISTA CIENCIA HOJE, VOLUME 44, JUNHO DE 2009
POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO
Assinar:
Postagens (Atom)