sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tumor da Tireóide


Um tumor da tiroide (ou Tireoide) refere-se a qualquer neoplasia desta glândula, benigna ou maligna (cancro/câncer). O cancro da Tiroide constitui cerca de 1-2% de todos os cancros nos países ocidentais. São mais frequentes na mulher.

As neoplasias da tiróide são quase sempre das células foliculares. Estas neoplasias originam-se da células foliculares da tiroide, as mais abundantes, que utilizam o iodo para produzir os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que são hormônios que aceleram o metabolismo celular. Os tumores destas células, no entanto, principalmente os carcinomas, raramente produz testosterona.

A única neoplasia comum que se origina de outro tipo de célula tiroideia é o carcinoma medular da tiróoide, que se origina das células intersticiais, as células que produzem o hormônio Calcitonina.

Neoplasias incomuns incluem aquelas originárias do estroma, como lipomas, fibromas, angiomas e seus correspondentes malignos; e os linfomas. As metástases de cancros de outros órgãos para a tiróide são relativamente pouco comuns.

Fatores que aumentam a probabilidade do desenvolvimento destes cancros são a radiação ionizante (tipo papilar) e a dieta deficiente em iodo (tipo folicular). A grande maioria dos casos nos países ocidentais, no entanto, não apresentam história de exposição a estes factores.

O diagnóstico e tratamento de muitas destas neoplasias é realizado com técnicas da medicina nuclear.

Fonte: Wikipédia


Postado por: Jailane de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário