sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Alcoolismo e Tabagismo na gravidez


O alcoolismo e o tabagismo na gravidez tem sido temas discutidos, pois estão relacionados ao aumento do número de abortos e fatores comprometedores destas substâncias sobre o feto.
Durante a gestação o organismo materno sofre importantes mudanças anatômicas e fisiológicas propiciando o desenvolvimento do feto. Quando associadas ao hábito de fumar e consumo de álcool envolve grandes riscos e complicações pré-natais qua identificam-se como síndrome da morte súbita no bebê, alterações no sistema nervoso central e síndrome do alcoolismo feta (SAF).
A cessação destas substâncias no início da gestação acarreta importante redução dos riscos á saúde fetal.
E o cigarro e o álcool têm inúmeros efeitos na gestação, apesar do acompanhamento do pré-natal ter aumentado a assistência materno infantil, estima-se que no Brasil 20% das mulheres grávidas consuma álcool e 25% a 40% das gestantes sejam fumantes.
O conhecimento do prejuízo a saúde da gestante e a de seu filho pode ser uma importante arma de combate contra o alcoolismo e o tabagismo na gravidez.


Texto elaborado pela equipe de estudantes de enfermagem do segundo semestre, da faculdade Leão Sampaio, em dezembro de 2009.
Autores: Antônia vieira, Cícera Lima, Charles, Jailane de Sousa, Mavinier Moraes e Silvânia Barbosa.


Postado por: Jailane de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário