quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Envelhecimento Celular


O organismo responde ativamente aos estímulos do seu meio adaptando-se rapidamente a novas circunstâncias. Os componentes fundamentais da célula, como o DNA, proteínas e lipídio são protegidos, para que todo o funcionamento seja garantido. Quando o sistema que mantém a homeostase celular entra em declínio,inicia-se o processo de envelhecimento, ocorrendo envelhecimento da codificação do DNA, tereioração progressiva na síntese de proteínas e também de outras macromoléculas. Várias teorias tentam explicar as causas do envelhecimento, como a teoria genética, telomérica, imunológica do envelhecimento e também da ação dos radicais livres. Os radicais livres atuam no processo de envelhecimento, pois atingem direta e constantemente células e tecidos, que possuem ação acumulativa. Se, no organismo, ocorre um desequilíbrio entre os agentes oxidantes e pró-oxidantes, ocorre um acúmulo de radicais livres, levando a célula à morte. O envelhecimento é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou até mesmo de um indivíduo (AU)

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=421270&indexSearch=ID

O Sol como Vilão.
No nordeste os trabalhadores rurais ficam espostos ao sol com quase nenhuma proteção (apenas o chapéu), isso lhes causa envelhecimento celular e torna-os forte candidatos a desenvolver câncer de pele. Muitos não tem esse conhecimento sobre o efeito nocivo do sol em horarios improprios e em quantidade exceciva o que multiplica ainda mais o risco irradiação e insolação.

Postado por: Cicera Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário