sábado, 6 de março de 2010

Amiloidose


Amiloidose é uma patologia na qual ocorre acúmulo, em vários tecidos de amilóide, uma substância proteica rara (que normalmente não está presente no corpo).
Há três tipos de amiloidose: Amiloidose Primária: causa desconhecida, sendo que a doença pode estar associada a alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltiplo, no qual as proteínas e as fibras insolúveis depositam-se nos tecidos e órgãos, prejudicando suas funções, Eles ocorrem nos seguintes órgãos: língua, intestinos, músculos lisos e esqueléticos, nervos, pele, ligamentos, coração, fígado, baço e rins. Esta doença pode ocasionar uma cardiomiopatia, insuficiência renal, síndrome do túnel do carpo, má absorção (absorção inadequada de nutrientes pelo trato intestinal), refluxo gastrointestinal e outras condições. Os depósitos infiltram-se nos órgãos, fazendo com que eles percam a elasticidade e tornem-se rígidos, resultando em barreiras para a absorção e difusão dos metabólitos; Amiloidose Secundária: Distúrbio de causa desconhecida no qual as fibras insolúveis de proteína se depositam nos tecidos e órgãos, prejudicando seu funcionamento. A doença é encontrada em associação a uma infecção crônica ou doença inflamatória crônica, resulta de outras doenças (pe: tuberculose, infecções dos ossos, artrite reumatóide, febre familiar do Mediterrâneo ou ileíte granulomatosa), O mecanismo exato que provoca a amiloidose sistêmica secundária é desconhecido; os fatores de risco são a presença de doenças crônicas (inflamatórias ou infecciosas), Os sintomas são os mesmos da amiloidose primária, estando relacionados aos órgãos afetados com os depósitos. Esses órgãos mostram função reduzida; Amiloidose Hereditária: A amiloidose é uma doença na qual uma proteína amilóide anormal se acumula em vários tecidos danificando-os e interferindo no funcionamento do órgão comprometido. Acredita-se que a amilodose hereditária seja transmitida como um traço autossômico dominante, afecta os nervos e certos órgãos e foi detectada em indivíduos provenientes de Portugal, da Suécia, do Japão e de muitos outros países.

Uma quarta forma pode estar associada ao envelhecimento normal, afectando sobretudo o coração.
O diagnóstico é fácil (técnica microscópica com uma coloração específica - vermelho congo), embora seja dificultado pela associação da amiloidose a diversas outras doenças e devido à grande diversidade de sintomas.
O prognóstico é diverso, indo desde a inofensividade até à doença terminal.

FONTES: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000533.htm;
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000368.htm;
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000585.htm;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amiloidose.

POSTADO POR: EMERSON RODRIGUES MACEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário